Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Compartilhar vídeos e imagens íntimas alheias é crime

Publicado por Karen Souza
há 7 anos

O crescimento e agilidade no compartilhamento de informações nas redes sociais podem gerar algumas situações constrangedoras, a diversos casos em que imagens e vídeos íntimos foram divulgados sem autorização do proprietário.

Foi o caso do ator José Loreto, que foi surpreendido ao ver um vídeo seu divulgado no domingo 9 de Julho e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Divulgar a intimidade de alguem é crime, e é passivel de indenização por dano moral e material, como determina a Constituição Federal em seu artigo inciso X.

"são inviolavéis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação"

A violação pode ocorrer através da invasão de dispositivos eletrônicos, como foi o caso da atriz Carolina Dieckmann, que motivou a sanção da lei 12.737/12

Art. 154-A. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.

O que a lei pune é a conduta de hackers que invadem os computadores, celulares e outros dispositivos para obter, adulterar ou destruir as informações ou dados sem autorização tácita ou expressa do titular.

Há outros casos em que não houve invasão, mas o conteúdo até então privado da vítima, foi divulgado de pessoa para pessoa, sendo assim são enquadradas nos crimes de calúnia e difamação já que esta conduta especifica não possui tipificação.

Como exemplo, temos Belo Horizonte em que um homem divulgou fotos e vídeos íntimos da ex namorada nos aplicativos whatsapp e instagram e foi condenado a pagar indenização de 50 salários mínimos pelo crime de difamação.

Conclui-se de que no Brasil existe lei específica sobre a divulgação de conteúdo intimo quando é por meio de invasão de dispositivos eletrônicos, mas não há lei que trata apenas sobre a divulgação de foto e vídeo íntimo, mas não significa de que não há crime, o delito pode ser difamação ou calúnia que são tipificados. (art. 138, art. 139 Código Penal).

  • Publicações4
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9456
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compartilhar-videos-e-imagens-intimas-alheias-e-crime/489126975

Informações relacionadas

Jonathan Spada, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de vazamento de video íntimo

Lauren Juliê L F T Alves, Advogado
Artigoshá 5 anos

Exposição nas redes sociais sem autorização

Sérgio Luiz Barroso, Advogado
Artigoshá 6 anos

Nudes: vazar foto íntima sem autorização é crime? Saiba como proceder

Caio César Dias Alves, Advogado
Artigosano passado

Ameaça de Divulgação de Fotos Íntimas? Saiba o que fazer.

Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
Artigoshá 9 anos

Suas fotos íntimas vazaram na Internet. O que fazer?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)